Somos uma empresa comprometida com a sustentabilidade e buscamos desenvolver a melhoria contínua de nossos processos e serviços em benefício do meio ambiente, sempre atentos às condicionantes de nosso licenciamento ambiental.

Em 2018, obtivemos as certificações nas normas internacionais: ISOs 9001:2015 , 14001:2015 e 45001:2018, e nos tornamos uma das primeiras empresas do Brasil certificadas pela ABS a obter a nova norma ISO 45001:2018 (antiga OHSAS 18001).

Neste mesmo ano, elaboramos nossa Política de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (QSMS), com a qual reforçamos o compromisso com a excelência operacional e a segurança, além da proteção ao meio ambiente, preservação da integridade das pessoas e atendimento a todos os requisitos legais aplicáveis.

Programas

Monitoramento Marinho – água, sedimento e biota

Nosso objetivo é avaliar as potenciais interferências das operações de transbordo de petróleo no meio marinho. No entorno do terminal, realizamos monitoramento periódico e estudos da estrutura biológica marinha. Acompanhamos o nível de qualidade da água, sempre com foco na prevenção de alterações no ecossistema, na densidade de organismos, diversidade e distribuição de espécies.

Monitoramento da atividade de desovas de tartarugas marinhas

Em parceria com as empresas Porto do Açu e Ferroport, registramos todas as ocorrências reprodutivas e não reprodutivas de tartarugas marinhas e encalhes de cetáceos e quelônios marinhos no trecho de inserção do terminal, com 62 km de extensão de praia entre São João da Barra, a partir da Praia do Pontal, e Campos dos Goytacazes, até a Praia de Barra do Furado.

Seguimos as diretrizes e orientações do Centro Tamar / ICMBio, instituição referência no Brasil. E todos os dados gerados são encaminhados para o Sistema de Informação sobre Tartarugas Marinhas, o SITamar.

Monitoramos diariamente, de forma ininterrupta, os trechos costeiros realizando atividades de identificação, georreferenciamento e mapeamento das ocorrências de desovas e nascimentos de filhotes de tartarugas marinhas.

Além disso, contamos com uma base de apoio e tratamento veterinário para reabilitação e reintrodução de animais debilitados ao ambiente natural.

Telemetria Satelital das Tartarugas Cabeçudas (caretta caretta)

Com o objetivo de impulsionar o avanço do conhecimento a respeito do comportamento das tartarugas marinhas no Norte Fluminense e aprimorar sua conservação, acompanhamos de perto, por 31 meses, a movimentação dos animais. Baseados em publicações científicas disponíveis para consulta, preparamos um modelo com o histórico destes dados e passamos a fazer o rastreamento por satélite de 25 fêmeas durante o período reprodutivo. Os trabalhos de campo envolveram duas temporadas reprodutivas (2016-2017 e 2017-2018).

Educação Ambiental e Comunicação Social

Através de ações educativas conscientizamos a nossa equipe e a população do entorno do terminal sobre sua realidade ambiental. O objetivo é que todos desenvolvam o pensamento crítico e possam contribuir para a preservação da natureza.

Destacamos o programa de formação e capacitação de agentes multiplicadores ambientais. Através de uma cartilha com temas relacionados à sustentabilidade, ao meio ambiente, ao licenciamento ambiental, à história e cultura regional e aos direitos humanos e cidadania, conscientizamos e replicamos as informações.

Além disso, garantimos um canal aberto de comunicação para nossos vizinhos, prestadores de serviço e colaboradores. Acreditamos na transparência e no diálogo para a construção de um mundo melhor.

Gerenciamento dos Resíduos Sólidos e Efluentes Líquidos

Garantimos que todos os resíduos gerados pela nossa atividades sejam adequadamente coletados, acondicionados, transportados, tratados e dispostos, sempre atendendo a todos os padrões legais. Desta forma, mantemos a qualidade das águas e preservamos o ambiente ao nosso redor.

Além disso, reconhecemos o resíduo como um bem econômico e social, segundo os princípios da prevenção e precaução, da ecoeficiência e da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Acreditamos no desenvolvimento sustentável.